3 CUIDADOS NECESSÁRIOS COM OS PINCÉIS

CUIDADOS NECESSÁRIOS
E INDISPENSÁVEIS COM SEUS PINCÉIS


Seus pincéis durarão muito tempo se você souber limpá-los corretamente.
Aí vão algumas dicas importantes:


1. Nenhum pincel deve ser guardado com as cerdas para cima,ou mesmo ser deixado mergulhado na água.

2. Tire o excesso de tinta com o papel toalha antes de lavá-lo com o solvente indicado, ou mesmo com água. Limpe-o cada vez que usar.

3. Quando terminar um dia de trabalho com os pincéis lave-os da forma correta. Use sabão neutro e água morna. Faça bastante espuma, limpando as cerdas desde a virola até as pontas. Use uma escova de dentes velha ou mesmo um limpador de pincéis próprio, a venda no mercado. Se a tinta secar junto à virola, cada vez mais ela irá se acumular ali, dificultando a limpeza dos pincéis, e prejudicando sua conservação.

4. Lave bem em água corrente, após limpá-los com solvente ou água e sabão, e aperte as pontas das cerdas para retirar o excesso de água. Com os dedos coloque as cerdas em sua posição normal e deixe-os secar deitados sobre uma toalha ou com as cerdas para baixo, pendurados pelo cabo. Não os deixe encostar em nada para não entortar as cerdas. Somente deixe-os secar com as cerdas para baixo se você tiver um suporte apropriado para que eles não fiquem com as pontas das cerdas apoiadas em nada, caso contrário é preferível que sequem deitados sobre uma toalha.

5. Só guarde seus pincéis em recipiente fechado se estiveram 100% secos. O recipiente não deve ser totalmente fechado, pois as cerdas precisam respirar.

3 comentários:

Marianinha disse...

Elaine... que bacana seu blog, hoje mesmo tava toda enrolada... não sei como limpar meus pincéis... ontem usei verniz vitral e aquele troço gruda no pincel... que só Jesus na causa. rsrsrs.
Obrigada pela visita ao meu blog... mas queria te perguntar... vc não vai participar do meu sorteio??? Passa lá e veja como vai funcionar... bjinhos!!!

Mme T disse...

Oi Elaine!

Essas dicas são muito importantes!
Obrigada!
Abraços!

Clemilde disse...

Oi Elaine!
Preciso mesmo cuidar melhor dos meus pincéís. Quando pego novinho juro que vou cuidar, depois relaxo.

Eu não sei o que fazer com pincel de vernis. Coloco no álcool, mas lá ele fica, se tiro ele fica duro de novo. Você tem alguma dica?

Beijos.