4 CUIDADOS NECESSÁRIOS COM OS PINCÉIS

CUIDADOS NECESSÁRIOS
E INDISPENSÁVEIS COM SEUS PINCÉIS


Seus pincéis durarão muito tempo se você souber limpá-los corretamente.
Aí vão algumas dicas importantes:


1. Nenhum pincel deve ser guardado com as cerdas para cima,ou mesmo ser deixado mergulhado na água.

2. Tire o excesso de tinta com o papel toalha antes de lavá-lo com o solvente indicado, ou mesmo com água. Limpe-o cada vez que usar.

3. Quando terminar um dia de trabalho com os pincéis lave-os da forma correta. Use sabão neutro e água morna. Faça bastante espuma, limpando as cerdas desde a virola até as pontas. Use uma escova de dentes velha ou mesmo um limpador de pincéis próprio, a venda no mercado. Se a tinta secar junto à virola, cada vez mais ela irá se acumular ali, dificultando a limpeza dos pincéis, e prejudicando sua conservação.

4. Lave bem em água corrente, após limpá-los com solvente ou água e sabão, e aperte as pontas das cerdas para retirar o excesso de água. Com os dedos coloque as cerdas em sua posição normal e deixe-os secar deitados sobre uma toalha ou com as cerdas para baixo, pendurados pelo cabo. Não os deixe encostar em nada para não entortar as cerdas. Somente deixe-os secar com as cerdas para baixo se você tiver um suporte apropriado para que eles não fiquem com as pontas das cerdas apoiadas em nada, caso contrário é preferível que sequem deitados sobre uma toalha.

5. Só guarde seus pincéis em recipiente fechado se estiveram 100% secos. O recipiente não deve ser totalmente fechado, pois as cerdas precisam respirar.

4 comentários:

Menina Crescida disse...

Elaine... que bacana seu blog, hoje mesmo tava toda enrolada... não sei como limpar meus pincéis... ontem usei verniz vitral e aquele troço gruda no pincel... que só Jesus na causa. rsrsrs.
Obrigada pela visita ao meu blog... mas queria te perguntar... vc não vai participar do meu sorteio??? Passa lá e veja como vai funcionar... bjinhos!!!

Adriane Tonna disse...

Oi Elaine!

Essas dicas são muito importantes!
Obrigada!
Abraços!

Táta disse...

Páscoa é tempo de Amor,
de família e de Paz…
É tempo de agradecermos
discretamente
por tudo que temos
e por tudo que teremos.

Páscoa é um sentimento
nos nossos corações
de esperança e fé e confiança.
É dia de milagres;
é dia dos nossos sonhos parecerem
estar mais perto,
tempo de retrospecção
por tudo que tem sido
e uma antecipação de tudo que será.
E é hora de lembrar
com amor e apreciação
as pessoas em nossas vidas
que fazem diferença…

Feliz Páscoa!!

bjokas, Cátia

Clemilde disse...

Oi Elaine!
Preciso mesmo cuidar melhor dos meus pincéís. Quando pego novinho juro que vou cuidar, depois relaxo.

Eu não sei o que fazer com pincel de vernis. Coloco no álcool, mas lá ele fica, se tiro ele fica duro de novo. Você tem alguma dica?

Beijos.