2 VERNIZ

RECEBI DE UMA COLABORADORA E NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR O AUTOR. CASO ALGUÉM SAIBA ME MANDE PARA PODER DAR OS DEVIDOS CRÉDITOS.

BEIJOS

Dica ao comprar:

Antes de comprar qualquer lata de verniz, leia na descrição do produto se realmente é aquilo que você procura.
Verniz específico para artesanato é mais fácil de encontrar em lojas de artigos para artesanato. Os outros tipos, que também servem para artesanato, você encontra em lojas de tinta em geral ou de material de construção.


VERNIZ GERAL

É o mais utilizado para finalizar as peças. Algumas pessoas reclamam que ele dá uma sensação “grudenta” mesmo depois de seco. A dica é aguardar o tempo certo de secagem para não grudar.

VERNIZ CONCRETO APARENTE

É um verniz acrílico para telhas e tijolos e caixas de madeira.
Tem ótimo resultado.
Passar esse verniz com rolinho fica ainda melhor.

VERNIZ AQUOSO PARA ASSOALHOS


É um verniz aquoso de cor leitosa, mas transparente depois de seco, de secagem rápida. É mais resistente aos atritos, por isso é fabricado para envernizar pisos.

VERNIZ VITRAL INCOLOR

Serve para dar mais transparência às outras cores e também pode ser utilizado como excelente verniz de acabamento em peças de artesanato como sabonetes, madeiras, cerâmicas e peças de gesso.
O tempo de secagem é bem maior que a maioria dos vernizes e a peça ficam com bastante brilho.

VERNIZ KNOTTING

È um verniz indicado para madeiras resinosas (para quem nunca viu uma, são algumas toras de madeira de certa espessura usadas mais em construção, que continuam soltando uma resina/seiva mesmo depois de já estarem cortadas há algum tempo). Apesar de ser para este fim, este verniz também é utilizado como o número 1 do craquelê. Ex: aplicar a tinta PVA, depois aplicar 1-2-3 ou 4 demãos desse verniz (dependendo de como você quer o tamanho das gretas) deixar secar cada demão e aplicar o verniz craquelados. Informações obtidas pela internet.

VERNIZ CRAQUELADOR

É o responsável por dar o efeito craquelado. O que causa o efeito é que o produto aplicado tem tempo de secagem diferente.
Tem dois tipos:
- um tipo vem kit com dois vidros: uma base e outro verniz craquelador (esse dá efeito menor e pode ser usado sobre figura de guardanapos). Depois de seco passar com um algodão, purpurina dourada ou bronze para que o craquelado apareça.

- outro vem em um único vidro. Eu uso da acrilex. Você fazo procedimento normal de passar a base de artesanato, lixar, 2 demãos da tinta que vai ficar aparecendo na fenda do craquelado. Passa o verniz, mas não como tinta e sim depositando sobre a peça com pinceladas desiguais. Aguarde um tempo de + ou – 20 minutos e passe a outra cor de tinta que contraste com a primeira. Essa é a que vai ser craquelada. Essa técnica dá um craquelado maior.

VERNIZ MARÍTIMO

Indicado para peça que sofre exposição direta às variações climáticas ex: chuva. Sendo assim, é o mais indicado para finalizar bandejas (vão se molhar com água dos copos). Ele deixa a peça amarelada.

Informação obtida pela Internet. Nunca usei.

2 comentários:

JACK disse...

oi Elaine, sou sua mais nova seguidora...assim que entrei me apaixonei pelo seu blog...isso pq so vi uma pagina rsrs...estou fazendo um trabalho em madeira mas estou tendo problemas com o verniz...essas dicas foram otimas...mas qto ao verniz geral qual o tempo de secagem que devo esperar para as peças nao grudarem? PS: ja tentei de tudo !!!um bj...Jaqueline

Anônimo disse...

ola,gostaria de saber se tem como eu usar outro verniz no lugar do verniz para concreto aparente,se posso usar outro para pintar vidros?
Bruna rabelo